Notícias

Centro Empresarial Região Portuária recebe LEED Gold

Construção e Negócios / Online – 04/07/2013

O Centro Empresarial Região Portuária, da São Carlos Empreendimentos, uma das principais empresas de investimentos e administração de imóveis comerciais do Brasil, recebeu o certificado de sustentabilidade Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) padrão Gold. O imóvel passou por uma reforma completa que consumiu R$ 14 milhões e o transformou no segundo empreendimento da Região Portuária do Rio de Janeiro a receber a certificação concedida pelo U.S. Green Building Council (USGBC).

Localizado na primeira fase do projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, o Centro Empresarial Região Portuária, antigo Edifício Venezuela, já abrigou a sede da TV Tupi. Depois do processo de retrofit, o empreendimento passou a contar com diversos itens “verdes”, como bicicletário com vestiários, sistema de reutilização de água da chuva, torneiras com temporizador e aparelhos inteligentes de ar-condicionado. Com cerca de 4 mil metros quadrados de área locável distribuídos em nove andares, o imóvel está alugado para a Universidade Estácio de Sá há cerca de um ano.

A certificação LEED Gold é concebida de acordo com critérios específicos de racionalização de recursos naturais atendidos por um edifício inteligente.